Tipos de aplicação: juros pós-fixados

Existem muitas opções de aplicações e cada uma tem a sua particularidade. Então eu vou tentar organizar um pouco isso pra você.

Vamos supor que você queira proteção contra inflação. Você pode obter isso através de um CDB, uma debênture, um título do tesouro e até um fundo imobiliário.

Quais são os ingredientes que você pode querer comprar? Basicamente são 8 principais. Eu vou falar o primeiro deles, que é juros pós-fixados. Nesse caso seu dinheiro vai render todo dia útil de acordo com a taxa CDI. Não tem como perder dinheiro. Sempre rende, mas rende pouco. Quando você não sabe o que fazer com o seu dinheiro ou precisa aplicar de forma conservadora, é esse ingrediente que você procura.

Ele é vendido de várias formas. Você pode obter via um fundo de investimento indexado ao CDI, um título do Tesouro ou através de um título privado. Bom, fundo indexado ao CDI nada mais é do que um gestor que está comprando títulos do Tesouro ou títulos privados. Então, vamos falar desses títulos.

Título do Tesouro é emitido pelo Tesouro Nacional. Então, não existe risco de você não receber porque, em última instância, o Tesouro imprime Reais e te paga. Já nos títulos privados, você empresta o seu dinheiro pra uma instituição privada. Em troca ela emite o título e te paga juros. Mas, nesse caso, você tem um risco de não receber caso a instituição passe por dificuldades.

Esses títulos privados tem vários nomes, cada um com alguma pequena diferença. CDB, LC, que é letra de câmbio, LCI, LCA, CRI e CRA. O que muda é que um é emitido por bancos, outro é emitido por financeiras, outro tem lastro em financiamento imobiliário, outro no agronegócio e por aí vai. O que importa é que, em todos eles, você está emprestando dinheiro pra uma empresa privada.

Apesar do risco de você não receber seu dinheiro de volta, existe um Fundo Garantidor que te protege até R$ 250 mil Reais por emissor, em alguns desses títulos como CDBs, LCs, LCIs e LCAs. Essa proteção só vale pra pessoa física, então é uma super vantagem que a gente tem em cima dos fundos de investimento, por exemplo.

Conseguimos facilmente uma carteira pós-fixada rendendo 130% do CDI. O que significa isso? O CDI agora está 1,9% ao ano. Então, 130% de 1,9% dá quase 2,5% ao ano. É pouco, eu sei, mas a nossa taxa Selic está na mínima histórica.

Inclusive com muitos profissionais acreditando que o Banco Central não está agindo bem em deixar essa taxa assim tão baixa. Com o tempo descobriremos quem está certo.

Bom, até aqui eu te falei só de um ingrediente, que é o rendimento pós-fixado. Existem outros 7 ingredientes principais. Pra não ficar muita coisa e acabar te confundindo mais do que te ajudando, eu falo sobre esses outros ingredientes mais pra frente.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: