Montando uma estrutura simples de opções

Eu vou mostrar uma estrutura simples de opções que montei, hoje, pra mim e pra alguns clientes. É legal pra você entender como é possível investir com risco bem calculado, tendo perspectiva de ganhos maior do que de perdas. E também pra mostrar que um contrato de opção não é perigoso. Você só precisa saber usar ele.

Eu sou um profissional regulado e autorizado pela CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários, mas não como analista de ações. Então, eu vou falar de Bradesco, mas sempre vai ser a minha opinião pessoal, e não uma recomendação pra você.

Dentre as ações que tão sendo consideradas baratas agora, está a BBDC4, que é a ação do banco Bradesco. A minha perspectiva é que essa ação tem bastante espaço pra subir. Por outro lado, o nível de inadimplência vai ser um fantasma atrás dos bancos até passar essa pandemia.

Então, que operação eu posso fazer pra ganhar com uma alta do Bradesco, mas também não perder muito se a ação despencar com uma saída do Paulo Guedes, por exemplo?

Aí entra o papel das opções. Quando você compra uma opção, a sua perda máxima é o quanto você pagou pelo contrato. Mas o seu ganho é indeterminado. Você pode ganhar muito mais do que você pagou.

E fica ainda mais interessante quando você mistura compras e vendas de opções. Ou seja, você não compra um único contrato. No caso específico de hoje, a estrutura tinha 4 contratos.

Qual que é a minha visão? Primeiro, eu acho que Bradesco vai subir. Então, eu aceito perder dinheiro se a ação cair. Mas eu quero perder pouco, claro. Por outro lado, apesar de eu achar que a ação ainda tem muito pra subir, a gente tá com uma pandemia muito severa e ninguém sabe como vai ser a inadimplência.

Então, claro que a ação pode disparar muito forte, afinal, tudo é possível, mas eu acredito mais numa alta gradual ou rápida, mas só lá no fim do ano ou no ano que vem.

Então, eu montei uma estrutura onde eu perco dinheiro se ela cair, mas eu já sei de antemão o tamanho dessa perda. Além disso, se a ação subir só 2% até o meio de novembro, eu perco um pouco mais. Mas eu ainda sei o tamanho máximo dessa perda. Agora, tudo que ela subir acima dos 2% já vai reduzindo o tamanho da minha perda.

E se ela subir mais do que 7%, eu já começo a ter lucro. Como eu acredito numa alta gradual, eu limitei meu máximo ganho numa alta de 15%. Depois disso, meu lucro começa a cair até ficar constante.

Eu espero que tenha ficado claro como é interessante usar opções pra montar estruturas como essas. Você investe na bolsa, mas com perdas limitadas e já calculadas.

Se eu lembrar, lá no dia 16/novembro/2020, eu comento como foi a performance dessa estrutura e se ela de fato foi vantajosa. Até lá, muita coisa vai acontecer.

Essa estrutura é perfeitamente possível de ser desmontada antes do vencimento, mas o plano foi traçado pra segurar ela até lá, mesmo porque o gasto pra montar foi bem baixo e a perda máxima é totalmente suportável.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: