Ninguém sabe se uma ação vai continuar subindo ou se vai cair. Mas sabemos que o nosso psicológico prega várias peças. A realidade é que o maior inimigo do investidor é ele mesmo.
Uma das armadilhas da nossa cabeça, é criar uma tentação de vender as ações que estão no lucro e deixar lá na carteira o que ainda está no prejuízo. Mas, do ponto de vista racional, isso é completamente errado.
O que te leva a comprar uma ação é o quanto o preço dela agora está abaixo do que você, ou analistas profissionais, consideram que seria um valor justo. Se ela está bem abaixo desse valor, você compra.
O que deve te levar a vender segue a mesma lógica. Se o preço da ação já não está tão abaixo do valor justo, daí, sim, você vai e vende. O quanto você teve de lucro ou mesmo se foi um prejuízo, não entra no processo de decisão de comprar ou vender.
Investir em ações baseado em fundamentos é assim. Você compra quando vê oportunidade e vende quando essa oportunidade sumiu ou ficou pequena considerando o risco da operação. Em nenhum momento você considera se está tendo lucro ou prejuízo com a ação.
Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo: